domingo, 30 de maio de 2010
Ontem, 29, aconteceu a 3ª edição do Clube do Livro. Minha 1ª edição. Tema do mês: Mulheres modernas.
Mulheres e homens modernos discutiram o tema durante 5 horas com um toque especial de @francineramos, que falou lindamente e apaixonadamente sobre Clarice Lispector e Virgínia Woolf, e da @fotografacarol, que deu uma surpreendente mini-palestra sobre homoerotismo.
Mulheres modernas foram as mulheres que transgrediram regras, que mostraram o peito, inventaram, mulheres corajosas à frente do seu tempo. Nós somos herdeiras.
Nós temos o poder de escolher o que queremos fazer das nossas vidas. Se quisermos trabalhar, sermos bem sucedidas, sem filhos para atrapalhar, sem marido para pedir satisfação; ou se quisermos ser mães de família, donas de casa; ou se quisermos ser os dois, podemos. Não precisamos seguir modelos. E é tudo por causa delas.
Mas não vamos confundir esse poder de escolha que nos foi concedido com falhas de caráter (que é pessoal) e também não precisamos quebrar regras sociais que são importantes para o bem viver em comunidade. Pode parecer conservador, mas não é o caso de andar nua por aí só porque podemos escolher. Alguém já fez isso por nós.
Ainda temos muitas barreiras a quebrar como a questão do direito do aborto, da união homossexual e da adoção, da equiparação salarial por cargo, função e competência, não por sexo (questão levantada pela @meninadabahia).
Mas antes, precisamos quebrar nossas próprias barreiras, como bem colocou a @fotografacarol.

A proxima edição do Clube do Livro acontece dia 19/06 e o tema é 2ª Guerra Mundial.
7 comentários:
Você escreveu tudo nesse post! Perfeito! Ainda temos muito para trabalhar, para crescer, para desenvolver e poder estar junto de pessoas que também compartilham dessa mesma idéia é uma ótima oportunidade para abrirmos mais portas. Adorei ontem. Beijos!!!
E obrigada pelo "falou lindamente e apaixonadamente" \o/
Lá vai eu, comentar em mais um blog q: PERDI!
hahaha!
tenho certeza q foi mt bom!
E é verdade, podemos ser aquilo que quisermos. Mas tb não precisamos lutar de forma exagerada, não precisamos mostrar a bunda.
E eu acredito naquela história q todo mundo diz, q a mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Ser uma grande profissional, excelente mãe, excelente companheira, amiga, amante. Mas detalhe, primeiro, tem q existir, sempre, amor próprio.
beijos !
Sinto que vou começar a ser repetitiva e ficar falando q ontem foi um momento impar.
Jacy, agora vc terá q ir nas outras tb.
Adorei saber o seu ponto de vista e saber que todas nós e eles tb pensam de maneira similar.
sábado senti literalmente o peso nas costas: senti muita dor e nem pude ir e claro morri de inveja!
parabéns meninas!
beijos
Jacy adorei seu post. Todo mês quando acontece o clube do livro eu posto segundo às palavras de alguém. Mês passado publiquei a Miriam Sales.
Esse mês, se vc me permitir, gostaria de publicar a sua. Adorei seu texto.
Pode deixar que citarei a fonte: vc e seu blog.
Se puder me avisa via email? please: nataliaftc@gmail.com
Imagino que a discussão tenha sido quente, hein? Deveria ter ficado para participar. Deixa para a próxima :) O texto está ótimo, Jacy. Dá orgulho de nós...
\o/
Oi mocinha! Fiquei triste de não poder ir no clube... justo esse que eu tava em Salvador... :)
E da linha da Seda: creme de cabelo é um saco mesmo. Uns ficam bons, outros ficam uma droga... até achar o que acerta mesmo, leva tempo...
Boa sorte com o corte novo!
Postar um comentário